top of page

4 regras para evitar relações tóxicas.

Atualizado: 8 de mai. de 2024

Ao final desse curto mas útil texto, deixarei os links para os estudos que substanciam as 4 simples mas fundamentais regras elencadas no corpo desse post.


Mas vamos objetivamente ao que importa:


1 - se te parece errado, se você “sente que há algo errado”, é porque HÁ ALGO ERRADO.


2 - ele ou ela estão “tentando” fazer funcionar de uma forma muito forte, rápida, artificial ou acentuada? Envolve muito esforço ou ostentação? É falso.


3 - muito bom para ser verdade? Não é verdade.


4 - verifique TUDO: 90% do tempo as pessoas mentem e 90% do tempo nós acreditamos em cada palavra do que as pessoas dizem. (90:90 avaliação ou base de avaliação falaciosa).


Se você se sente estranha/o doente, ou “autorizada/o” porque foi inundada/o por informações que geraram dissonância cognitiva (ele diz algo mas se comporta de forma diferente) e dissonância emocional (você se sente tão interessada que pressente que deve ignorar), isso te leva ao que chamamos de “viés de confirmação”.


Obs.: “Viés de confirmação é a tendência de buscar e interpretar informações que confirmem aquilo em que acreditamos. Por exemplo, quando temos uma opinião pré-formada sobre determinado assunto, tendemos a procurar e dar maior atenção às informações que reforçam o que acreditamos.”


Filósofos tem muito a dizer sobre a “sensação” e sentimentos pessoais que quase sempre são imediatamente percebidos e notados quando há algo “que parece não se encaixar. “Se”, “quando”, e “como” você deve confiar em algo ou em alguém. E nunca se esqueça de que não existe “bandeira vermelha” maior do que velocidade dos acontecimentos. Principalmente os relevantes ou que trarão consequências ao longo de sua vida.


Se algo deveria ou seria comum ocorrer em um período de tempo de digamos alguns anos, mas ocorre em meses, algo errado muito provavelmente acontece mesmo que leve um longo período para se revelar.


Nas redes sociais tudo que é mostrado excessivamente, fora do habitual ou comportamental de uma pessoa ou grupo, a predisposição acentuada em aparentar felicidade, virtude, ou bem estar, NORMALMENTE reflete o oposto. Leiam os estudos e entendam.


Todo o material e informação está abaixo, mastigado e elencado (misoginista vs narcisista, vs sadista).


Links e créditos ao professor Sam Vaknin.


Ariely’s studies on dishonesty https://www.psychologicalscience.org/...

Neuroscience of unthinking trust https://www.pbs.org/newshour/science/...

Everyone lies all the time https://theconversation.com/truth-is-...

We trust everyone all the time https://hbr.org/2009/06/rethinking-trust

trust

Ariely’s new book about lying https://www.amazon.com/Honest-Truth-A...

Everyone cheats all the time https://www.wsj.com/articles/SB100014...




 
 
 

תגובות


©2023 por Hp Charles. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page