top of page

O divórcio quando há um narcisista envolvido.

Atualizado: 24 de mar.

O divórcio com um(a) narcisista será uma experiência ainda mais traumática do que um divórcio comum. E o motivo é simples: narcisistas não enxergam o divórcio como a mera possibilidade de se resolver algo de maneira justa. Eles usarão o sistema judiciário como um instrumento de vingança e não de justiça.


O que poderia ser resolvido em meses, levará anos. O que poderia ser considerado razoável, jamais ocorrerá. Mesmo que o(a) narcisista tenha deflagrado o divórcio, ainda assim a questão será vista como uma guerra. Mas uma guerra onde o objetivo é a própria guerra. E a verdade é que a justiça atual e a abissal maioria dos profissionais de direito não estão preparados para casos envolvendo narcisistas.


Espere mentiras, distorções, apropriação e destruição de bens alheios, destruição de provas, denúncias falsas (que muitas vezes não possuirão corpo de delito, testemunhas ou sequer prints ou áudios), omissão de bens na partilha. O(a) narcisista mostrará nessa hora o seu lado psicopático e criminoso. Você perceberá o divórcio como um “golpe praticado por um/a estelionatário”.


O conjugue descobrirá então que havia toda uma história de traição, rancor e premeditação antes do divórcio. Perceberá que aquela pessoa com que se relacionou por anos, com quem pode ter tido filhos (virará um inferno se for o caso), simplesmente JAMAIS EXISTIU.


Narcisistas não desejam seguir em frente. Eles possuem “constância do introjeto” e transformarão o ex parceiro em “objeto persecutório”. É claro, a imagem é fundamental para qualquer narcisista e então ele criará uma imagem externa onde sempre será a vítima. Quem está de fora e não fizer contas, mesmo que óbvias, acreditará na narrativa vitimista.


FATOS relevantes como, por exemplo, a velocidade com que o narcisista passou para uma nova relação, uma repentina gravidez (com a nova vítima), postagens de suprema felicidade em redes sociais (supressão da latência do luto), incapacidade de permanecer sozinho (substituição de pessoas como se fossem objetos), são indícios de que há um narcisista na jogada. Haverá sempre uma sensação para quem tem uma boa capacidade de observação e intuição mínima, de que a versão do(da) narcisista não bate. Porém, talvez só muito mais à frente a verdade apareça. E acreditem, eventualmente ela aparece. Narcisistas contarão a história sempre do momento que é interessante para eles para a frente. Do momento em que a vítima reagiu. Já que ele não pode mais te controlar, tentará controlar a narrativa, tentará controlar as pessoas que ouvem a história.


A diferença entre um narcisista e a vítima no divórcio será a tentativa obesssiva de obliteração do parceiro. Narcisistas PRECISAM SE PERCEBEREM e se autoavaliarem como o lado perfeito da história. Mais do que isso, precisam que os outros também o percebam assim. Em última análise, o narcisista genuinamente não deseja seguir em frente, ele jamais conseguirá, ele deseja a aniquilação do ex parceiro, pois este sempre trará uma lembrança mumificada ao narcisista de que ele é capaz de fracassar. Quando o parceiro inacreditavelmente ressurge melhor, mais feliz, mais potente, mais seguro e independente, isso fere gravemente o narcisista. Ele precisa impedir isso. A ideia de ter perdido um suprimento de qualidade é extremamente dolorosa para narcisistas patológicos.


Esqueça acordos, razoabilidade, bom senso ou verdade em um divórcio com um narcisista. Ele não liga para você. Ele vê a tudo e a todos como um jogo. Ele literalmente é uma CRIANÇA, emocional e psicologicamente. LITERALMENTE.


Mas e quando o narcisista te rouba, te traí e some em um passe de mágica? Quando não há hoovering ou tentativas de posteriores pseudo acordos ou algum tipo de diálogo? Quando há apenas uma mera substituição imediata e abrupta? Nesse casso se cuida de um psicopata e não de um narcisista. Psicopatas possuem um plano meticulosamente calculado e provavelmente já repetiram esse procedimento antes. Psicopatas não possuem real investimento emocional, não há “catexis”. Eles usam a vítima, extraem o que desejam e saltam friamente para outra. Ponto. Narcisistas raramente deixam de retornar a fim de terminar o serviço, quem faz isso são os psicopatas.


Você que está lendo este texto e teve a falta de sorte em cruzar com uma criatura dessas pode estar pensando: “mas eu vejo traços dos dois tipos”. Sim, existe um terceiro tipo conhecido como NARCISISTA MALIGNO, que é narcisista, psicopata E SÁDICO. Uma figura adorável, não?


Uma forma de se saber quem é a vítima ou não na história é se verificar como era a situação no início da relação. Quem estava bem socialmente, financeiramente, profissionalmente, e se essa situação se inverteu com o deslinde do casamento. Quem entrou e “deu o golpe”? Houve crescimento unilateral? Quem ficou com as dívidas? Houve traição? Houve impossibilidade de diálogo? Por parte de quem?

Só importam os FATOS, jamais o que é dito ou mostrado em redes sociais. Novamente: narcisistas controlarão a NARRATIVA.


E quando houver filho em comum? O filho será usado como arma. O filho não será prioridade (claro o/a narcisista jurará que sim), mas será instrumentalizado. Será usado para posts em redes sociais e como forma de barganha para afetar a mãe ou o pai. Filhos não são relevantes para pais ou mães narcisistas. Eles servirão como peões no tabuleiro do jogo. Filho significa vínculo, acesso, possibilidade de CONTROLE.


E a pode apostar, isso será usado no divórcio de forma BRUTAL.


Para um narcisista, ao final da relação, mesmo que ele tenha traído, que o esforço e investimento tenha sido comum, bilateral, tudo deverá ser dele. O que era dele será dele e o que era seu também será dele. “Eu, eu, eu”. Entenda, ele realmente acredita que merece tudo. Que o fato de ter ficado a seu lado durante algum tempo foi um enorme favor que te fez e que por isso você não merece mais nada. O narcisista não é capaz de enxergar ou ouvir o outro. Afinal, quem quer ir, vai. Quem quer resolver, resolve. Abandone a esperança do justo ou do razoável em um divórcio com um/a narcisista. Narcisistas não querem paz, querem drama e vingança.


Em um divórcio envolvendo narcisistas VOCÊ SERÁ A CULPADA PELO QUE ELE TE FEZ. Aceite isso, minimize os danos, proteja seus filhos, se reconstrua, siga em frente.


É fundamental que você busque terapia nesse processo (narcisistas dificilmente o farão ou permanecerão na terapia, anote isso), com pessoas que conheçam intimamente o tema. Na parte jurídica, inclusive. Muitos advogados não entenderão, a princípio, a motivação, a ausência de diálogo, a falta de razoabilidade, a quantidade anormal de incidentes processuais, as mentiras e omissões.


Separações, desilusões, recomeços, fazem parte da vida. Lidar com narcisistas patológicos e psicopatas, não. Busque ajuda. Uma guerra será travada. Mas por um adulto e uma criança. E essa criança não será uma boa criança. Ela irá te transformar em mãe e te punir por não ter crescido.

 
 
 

Comments


©2023 por Hp Charles. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page