
Por que vítimas frequentemente acreditam que narcisistas seriam bissexuais ou gays não declarados?
- HP Charles

- 26 de mai.
- 5 min de leitura
Atualizado: 12 de set.
Recebo frequentemente em meu Instagram a pergunta que dá título ao texto. Também ouço relatos rotineiros em meu cotidiano na clínica sobre dúvidas, incertezas e angústias, a respeito da sexualidade do parceiro narcisista. Nesse caso específico, em que pese sabermos que o narcisismo cresce vigorosamente entre mulheres, vou me referir a homens, pois é sobre o gênero que possuo mais informações e relatos, no momento.
Mas então, haveria correlação entre narcisismo e bissexualidade? Alguns pontos precisam ser atacados a fim de se compreender mais a fundo a questão.
O primeiro é que há enorme correlação entre ansiedade e narcisismo, e ansiedade e hipersexualidade. Há também significativo aumento de parafilias quando há hipersexualidade. Que fique claro, não estou relacionando bissexualidade a uma parafilia ou a alguma disfuncionalidade. Hoje em dia é preciso deixar tudo absolutamente cristalino, não?
Narcisistas usam o sexo como forma de conter e diminuir a ansiedade. Para eles o sexo é como se fosse Rivotril. O sexo será SEMPRE transacional, utilitário e autoerótico. O narcisista usa o corpo da parceira para se masturbar, ele na verdade transa com ele mesmo. Aliás, todo cluster B padece de extrema ansiedade.
O narcisista somático (usa o corpo como forma de obter suprimento) por exemplo, é hipersexualizado e normalmente precisa fazer sexo várias vezes por dia e por vezes com quantas parceiras conseguir.
Sabemos também que o único real objetivo de um narcisista é obter suprimento. E sexo é suprimento. Sendo assim, é absolutamente lógico que, um parceiro do mesmo sexo mas que o adule, que o forneça dinheiro ou serviços, se torne uma opção de suprimento. A bissexualidade parece então ser “oportuna”, e não uma regra.
O narcisista não opera com limites como uma pessoa normal. Ele testa os limites das vítimas e depois os ultrapassa. Então o “gênero” não seria algo tão difícil de ser superado. Se houver necessidade de suprimento, incesto, pedofilia ou bestialidade não estariam fora de cogitação para alguém com TPN. E não estariam porque seus valores morais, sua predisposição à psicose e o fato de transformar objetos externos em internos muda a sua dinâmica de relação com o mundo.
Nesse sentido a esposa teria um papel mais amplo, o de emprestar ao narcisista um alíbi para como ele é visto perante a sociedade. Ele usa a vítima para parecer “normal”, adequado, ilibado, um bom pai, marido, um “homem de Deus”. Mas fora dos olhos do mundo, é perverso, sádico, trai e corrompe indiscriminadamente.
Sexualmente o narcisista terá uma forte tendência ao fora do usual, indo até o bizarro. Com frequência ele guarda o desejo de prostituir a própria mulher, de impor a ela sexo a três ou swing, de destroçar seus limites, a humilhando como puder. Nesse sentido, o sexo homossexual cumpriria de forma oblíqua essa função, não porque é condenatório de forma alguma, mas porque é oculto a ela. Porque a faria se sentir indesejada, a acreditar que talvez a questão seja ela. Porque a faria imediatamente a se sentir enganada quanto a escolha que fez. Não é nada disso. Não tem a ver com ela.
Me deparo com rotineiros relatos de pacientes aduzindo que flagaram seus parceiros assistindo a pornografia gay, afirmando que pegaram conversas e mensagens eróticas em redes sociais entre seus maridos e outros homens. E isso as deixa eivadas de angústia e vergonha. “Como pude ser tão burra?!”
No início da terapia ainda não entendem que nada teve a ver com elas.
A “persona” construída pelo narcisista é fluída, camaleônica. Por vezes o narcisista se comporta de forma absolutamente entendiante e conservadora na cama com a esposa e fora de seus dos olhos age em seus encontros furtivos de maneira tão pervertida que faria o Marques de Sade ruborizar.
Sexo é suprimento. Faz realmente diferença, quando escasso, se ele será com um homem ou com uma mulher? Imagine que você não goste de peixe, por exemplo, mas que estivesse há dois dias sem comer. Imagine a ansiedade, seu corpo doendo, sua cabeça latejando…o peixe estaria ótimo, não? Você poderia preferir que fosse frango, mas isso se tornaria irrelevante para saciar sua fome.
Sabemos (em uma visão liberal) que a nossa sexualidade é plástica. Nossas preferências seriam em parte genéticas e em parte ambientais (cultura, sociedade). O narcisista é conduzido para além disso. Ele não se importa além do próprio prazer. Ele trairá a parceira de todas as formas por suprimento. Dentro e fora cama. Ele não se importa se ela desenvolverá DSTs, se será exposta a vergonhas e a sofrimento. Sexo é fundamental para ele não como uma maneira de obter afeto e intimidade, mas como uma forma de diminuir a ansiedade, e, com isso, a VERGONHA que possui de ser quem é.
“Ora, mas por que ele não o faz com a esposa, então?”
Porque após a fase de idealização, meus caros, a esposa já se tornou a mãe. E porque ele não se importa se o sexo fora da relação a magoará. Ele transará com mulheres, com homens, com amigas da esposa, com amigos da esposa, se sentir propensão a isso. Não há lealdade a nada. Então por que haveria ao “gênero”? Não funciona assim para um narcisista, mas não é porque ele é bissexual ou gay (enrustido) como regra. É porque sexo é SUPRIMENTO e pode ser obtido de diversar formas. Com homens, mulheres, parentes e, infelizmente, em suas mentes doentias, até com crianças. TUDO é a mesma coisa.
Não, não narcisistas não são bissexuais ou gays como opção sexual. Eles são escravos de suas necessidades, eles são servos de uma ansiedade galopante que os faz destruir a tudo e a todos em seu redor e no final, a se destruírem. Lembram da pulsão de morte, de Thanatos?
A suposta bissexualidade do narcisista é incidental. Havia suprimento e esse suprimento era do mesmo sexo que ele. Ponto.
TODOS serão objetificados e instrumentalizados por alguém com TPN. Todos existirão para servir ao narcisista em seu solipsismo vulgar. O narcisista transará com todos e com nenhum ao mesmo tempo, porque ele não existe fora dele mesmo.
Se você foi vítima de uma criatura dessas, entenda que se ele optou por ter relações fora do namoro ou do casamento e com alguém do mesmo sexo, NÃO TEM NADA A VER COM VOCÊ. E também entenda que você nada poderia fazer a respeito. Isso iria acontecer de qualquer forma.
Narcisistas patológicos não possuem ego ou superego, apenas um ID com pulsões de morte. Tudo ao redor dele será eventualmente contaminado e destruído. O sexo é apenas uma maneira que ele usará para te aniquilar emocionalmente. Seja o negando, seja te impondo condutas degradantes.
Um narcisista te oferece sempre duas opções: ser manipulada ou punida.
“Então não há saída?”
Há. Não jogar o jogo.
Então, não. Narcisismo não tem nada a ver como bissexualidade ou com ser gay. Tem a ver com o fato de que os outros, independente do gênero, serão usados e descartados como um objeto qualquer.
O narcisista é como um buraco negro. Ele sugará a todos perto dele para o mesmo vazio que possui. Lá dentro só há dor, ódio, ressentimento, inveja, vingança e amargura.
Acredite…você não vai querer olhar atrás da máscara.





São imaturos sexualmente. São infantis, não demostram experiência nenhuma.
Esclarecedor! 🙏🏻