
A mente pregando peças
- HP Charles

- 25 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Já notaram como nossa mente frequentemente nos engana? Nos inclina em uma direção e acabamos por construir um quadro torto, enviesado da realidade? Pois é. Muitas vezes precisamos nos posicionar fora dessa imagem para vê-la totalmente. Isso ocorre em momentos de crise.
Acabamos por criar expectativas e investir em uma figura que só existe em nossa cabeça e que não traduz a realidade. Fazemos isso por conveniência, por imaturidade, por amor, porque a vida é um fardo muitas vezes difícil de ser carregado.
E depois, quando enxergamos a foto por inteiro, nos perguntamos o que houve, porque tomamos certas decisões e escolhemos determinada estrada. E aí nos culpamos e culpamos os outros pelos nossos enganos e culpa não serve para nada além de nos consumir.
Projetos falham ou dão certo mas terminam e por vezes não se encerram como queríamos. Esse é o momento exato de examinar o que era realidade e o que era ilusão. É a oportunidade gerada pela crise ou fracasso te proporcionando recomeços, te forçando a dizer a verdade para si mesmo e te fazendo lembrar quem você é.
Existe a possibilidade de redenção nessas ocasiões, de busca por suas raízes, de comprometimento com seu passado a fim de moldar seu futuro.
E então você se recorda de coisas que havia esquecido, aceita seus erros, faz uma anamnese e aí começa a verdadeira cura. A cura da mente e corpo que vai salvar a alma.
Passamos por tais momentos algumas vezes na vida como uma fênix cambaleante que escorrega em suas próprias cinzas antes de se reconstruir. Tais momentos SÃO NECESSÁRIOS para nos tirar da inércia, e por mais dolorosos que sejam, são eles que nos fazem enxergar a realidade da vida como ela é.
Mas aí você finalmente percebe com quem pode contar, a estrada se ilumina e você domina enfim sua própria existência novamente. Perdas e derrotas são a maneira que a vida possui de te colocar no caminho certo. O sofrimento faz parte desse alinhamento e só então você se ergue.
Não há atalhos. Nossa mente vai nos iludir e dizer que há, mas os solavancos fazem parte do caminho e não há como evitá-los. Você não vai conseguir desviar de todas as pancadas, o segredo todo está em como reagir a elas, e isso depende apenas de você e mais ninguém.





Comentários