top of page

Leitura e concentração

Atualizado: 6 de dez. de 2023

Até os 30 lia compulsivamente. Um hábito criado em minha infância por influência de meus pais e que foi decaindo por consequência direta da leitura de livros técnicos de direito que sempre abominei. A leitura passou a se tornar dolorosa, incomodativa e perdi o prazer em ler.


Tenho retomado a leitura nos últimos meses e é impressionante como ela voltou a fluir. É aquilo, basta ler o que te interessa, sem pressões, que a conversa muda.


Sempre li muito rápido e isso se deve a um singular poder de concentração que desenvolvi na adolescência. Eu simplesmente me desconecto e não raras são as vezes em que mal ouço quando sou chamado. Para mim isso veio naturalmente e fico imaginando se não foi algum processo de fuga quando jovem.


Mas vejo muita gente preocupada com velocidade de leitura e quantidade de páginas, assim como dificuldade em se manter interessado ou desenvolver o hábito de sentar e ler um livro de forma eficaz.


Gente, como todo "hábito" a leitura precisa de treino e alguma disciplina. Vamos usar a analogia do adolescente que começa a tocar guitarra e em pouco tempo começa a tocar determinadas músicas de que gosta, com perfeição.


O pequeno demônio passa o dia com aquele raio de violão deitado no sofá, repetindo os movimentos inúmeras vezes, aporrinhando o resto da família. Vocês devem ter se deparado com isso alguma vez. Em pouco tempo ele tocará aquela bendita música do Nirvana com perfeição.


Com livros é a mesma coisa. Quanto mais tempo você ficar com o livro nas mãos, tentando se concentrar e "entrar nas páginas", mais rápido a leitura vai fluir. Não há mágica por mais que digam o contrário. Você não precisa gastar com cursos de leitura dinâmica ou arrancar os cabelos porque não consegue terminar um livro.


Eis o segredo: começe com um livro que REALMENTE te interesse. Leia EM SEU RITMO. Se precisar reler alguma página, releia e pronto. Em poucas semanas você notará a concentração aumentar e a leitura fluir. Não tenha receio de ler algo que te parece difícil, evidentemente dependendo livro a compreensão e a imersão serão mais lentas ou difíceis. Isso não deve ser um obstáculo, mas se for, passe por cima, insista.


Em breve você estará lendo no ônibus, na praia, com barulho, com a televisão ligada. Quando menos esperar estará concentrado o suficente para se desconectar em algum nível.


Outra dica é usar os intervalos propostos pelo autor para interromper a leitura, ou seja, pare nos capítulos. Retome a narrativa onde o escritor lhe aconselhou.


Se você fizer da leitura um campo de batalha, vai perder o prazer assim como em qualquer outra atividade na vida. Não é diferente com os livros. Se você não está estudando para concursos e apenas quiser ler aquele livro legalzão, por que se impor quantidade de páginas ou velocidade?


Você não precisa ser o Umberto Eco na leitura assim como não tenta ser o Aírton Senna quando dirige. Fuja de recomendações mágicas ou de gente que diz que leu 20

Livros no mês, isso é bobagem juvenil.


Leia no SEU ritmo o livro que VOCÊ quer ler, não importa qual seja. Não importa se alguém te recomenda ou não, cada leitor é diferente e o que funciona para um pode não funcionar para outro. PONTO. Todo o resto é conversa mole. Estamos combinados?

 
 
 

Comentários


©2023 por Hp Charles. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page