top of page

O que te define em uma relação.

O que nos define em uma relação? O que nos consigna e confirma como nos apresentamos ao mundo e aos outros? De cara diria que é o caráter. É entender que se você escolhe uma determinada pessoa, é preciso agir honradamente em relação a ela. Você deve fazer isso não por ela, mas por si próprio. E isso aparentemente vem com uma conscientização onde o apego é a valores firmes e não à circunstâncias. É algo em que você acredita e aplica, ou não. O momento ou meros sentimentos não podem ser a justificativa para você se dobrar à luxúria, aventuras ou quebra de probidade. Reparem a sociedade que está se formando. Percebam o caos existencial e emocional que temos diante de nós por conta da relativização moral. As pessoas estão quebradas, perdidas em suas bússolas morais. Se entregam repetidamente, com baixos critérios. Seus corpos e suas almas são trocados para amainar o medo e os traumas inerentes à vida.


Confesso que em minha juventude me entreguei à flexibilidade dos prazeres fúteis e pequenos. Isso foi um erro decorrente da imaturidade e da crença idiota de que "viver a vida" é uma autorização para fazer merda. Mas em algum momento isso mudou. A psicanálise certamente me ajudou em vários aspectos.


Relações longas, especialmente na juventude, geram uma inquietação sexual e afetiva com o passar do tempo. Mas em determinado momento, a educação que você recebeu de seus pais passa a pesar em sua consciência e, portanto, você muda seu comportamento em direção à virtude. É como se recebessemos um aviso aleatório e alienígena, de repente. Você muda. Pelo menos alguns mudam.


Dito isso, eu absolutamente abomino a traição e a deslealdade. Não é que o "desejo" deixe de existir, ele apenas é sublimado em nome do caráter. E isso me faz bem. Sim, pessoas doentes e infelizes são atraídas por canalhas, por "bad boys", assim como mariposas pela luz. Alguns homens se apaixonam por mulheres que os tratam iguais a filhos, os controlando, muitas vezes lhes castrando, e lhes tirando a masculinidade. Entendo esse processo psicológico. A ativação emocional e sexual na montanha russa de sentimentos gerada, causando cegueira ou devaneios. Ocorre que isso diz muito mais sobre quem autoriza a manipulação do que propriamente sobre o manupulador.


Porém, se você não for um canalha, não será automaticamente um "bonzinho", pelo contrário. Há uma enorme diferença entre o "nice guy", um ser odiado pelas mulheres, e o homem de caráter.


O nice guy está sempre disponível, é mole em seus desejos, sem presença e atitude e costuma ser um incompetente na cama. Está sempre à espreita esperando alguma migalha emocional. O homem de caráter é o oposto disso. Ele é gentil e cordial, é protetor e exige respeito de sua companheira. Ele é homem no sentido completo da palavra. Ele não "caça" mulheres, não demonstra suas emoções em público, trabalha o quanto for preciso, e ele fica bem sozinho. Ele não gosta de fofocas, sabe ouvir, e usa o silêncio a seu favor. É possível perceber a enorme diferença com um mero aperto de mão. O homem de caráter é estóico e morreria por sua esposa, por seus filhos, sem pensar duas vezes. Ele prefere a dor, à solidão e à dificuldade, a abdicar de sua postura. Compreende que não pode controlar o que acontece com ele, mas pode controlar suas reações aos infortúnios que se apresentarão em sua existência.


Sendo assim, em um momento de minha vida, decidi abandonar o personagem que abracei em alguns Carnavais, em alguns verões, me despedindo de algumas amizades improdutivas, me afastando de quem poderia prejudicar meu crescimento. Foi uma decisão radical e que certamente não foi compreendida por algumas pessoas, mas era algo que sentia que precisava fazer.


A partir dali só investi naquilo em que realmente acreditava que poderia ser relevante em minha vida. Assim é até hoje. Abracei hobbies como a guitarra e o jiu-jitsu, me tornei extremamente seletivo, direcionado. E aí as coisas acontecem. Sim, os riscos existem. Decepções, dores e perdas, ainda farão parte de sua vida, mas o diferencial passa a ser o estado de sua consciência. E isso é fundamental para quem tem caráter. Para quem não tem, nada realmente tem importância a não ser atender ao próprio ego e aos próprios desejos. E essas pessoas são perigosas, a psiquiatria tem um nome para elas.


Acredito que os piores revezes só podem ser ultrapassados pela retidão e pelo apego a valores. Em uma relação nada pode ser mais admirável do que a força de um homem e de uma mulher cujo o norte é o compromisso assumido com seus próprios princípios. Sem isso se vive em um castelo de areia que desabará na primeira onda.


Acredite em sua base moral, não passe por cima de ninguém, não ceda à luxúria acima de seu juízo e sua história, não obtenha ganhos indevidos por algo que não é seu, não traia a si mesmo, não seja desleal com o que seus pais lhe ensinaram. Precisamos de pouco para viver, mas dentro desse pouco está a paz da justiça e da própria consciência. Pessoas se perdem, se tornam amarguradas, infelizes, porque cedem a impulsos e desejos mundanos em troca de momentos de anestesia em suas reais dores de alma, em troca de amansar seus medos se cobrindo com cobertores curtos.


Seja diferente em um mundo de iguais. "No final das contas, não são os anos de sua vida que contam. É a vida em seus anos". Força e honra.

 
 
 

Comentários


©2023 por Hp Charles. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page